Balão Gástrico

O Balão Gástrico é um recurso não cirúrgico. Trata-se de um dispositivo de silicone em forma de balão, destinado a preencher, parcialmente, o estômago e causar uma sensação precoce de saciedade ao se alimentar.

Para que a pessoa reduza o peso corporal durante o tratamento e mantenha a perda por um período prolongado após a retirada do dispositivo, o uso do Balão Gástrico requer seu comprometimento. É importante que a pessoa se empenhe em reeducar seu comportamento alimentar. Por isso, o uso do balão deve ter acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, envolvendo clínicos e nutricionistas, objetivando a redução de peso.

Seu uso é temporário e indicado nos seguintes casos:

  • Como tratamento pré-cirúrgico para a redução do peso e do risco cirúrgico em pessoas obesas com índice de massa corporal (IMC) acima de 40;
  • Como tratamento da obesidade para pessoas com IMC entre 30 e 40, que não tenham emagrecido quando submetidas a tratamento clínico bem orientado e com presença ou risco de doenças associadas;
  • Como tratamento da obesidade grave em pessoas que não aceitam a indicação cirúrgica ou que não tenham a indicação cirúrgica ou que não tenham condições clínicas para o ato cirúrgico;
  • Como indução da perda de peso em pessoas cuja obesidade não é suficientemente grave para a indicação cirúrgica e que não atingiram o emagrecimento desejado quando submetidas aos tratamentos tradicionais.

O balão pode ser colocado com segurança em consultório, sem necessidade de internação hospitalar. O paciente é submetido somente à sedação usual da endoscopia, sem necessidade de anestesia geral.

Com técnicas cada vez mais modernas de colocação, posicionamento e retirada do dispositivo, o Balão Gástrico é um procedimento rápido, seguro e mais econômico que outras soluções disponíveis no mercado.