É POSSÍVEL DETECTAR UM TUMOR EM MAMAS COM IMPLANTES?

O especialista deve ser sempre alertado quanto ao uso de implantes. Caso o implante dificulte o diagnóstico da mamografia, o especialista pode utilizar uma manobra especial que, basicamente, empurra o implante para trás, deixando livre a glândula mamária. Outra técnica que se recomenda para as mulheres com implantes é a ecografia mamária, que também detecta pequenas lesões não palpáveis.

E QUANTO AO POSICIONAMENTO DO IMPLANTE?

Nas cirurgias de aumento de mama, o implante pode ser posicionado tanto abaixo do tecido glandular (retroglandular) como abaixo do músculo (retromuscular). Na reconstrução mamária, o posicionamento do implante vai depender dos aspectos oncológicos da paciente. Seu médico vai lhe informar a melhor posição para o seu caso.

EXISTE MAIS DE UM TIPO DE IMPLANTE DE MAMA?

Sim. Os implantes podem ser apresentados em diversas formas e revestimentos para atender às necessidades do cirurgião e de suas pacientes. Os implantes Silimed possuem superfície lisa, texturizada ou revestida de poliuretano. Podem ser redondos ou anatômicos e também variam quanto ao perfil.

HAVERÁ ALGUM PROBLEMA COM A MINHA AMAMENTAÇÃO?

O implante não acarreta alterações na amamentação, pois este é colocado atrás da glândula mamária ou atrás do músculo.

Contudo, é recomendado que a paciente espere aproximadamente um ano após o período de amamentação para realizar a cirurgia de aumento das mamas.

O IMPLANTE DE SILICONE PODE AUMENTAR AS ESTRIAS E VASOS SANGUÍNEOS DAS MAMAS?

Sim, com o aumento abrupto das mamas, as estrias pré-existentes podem se tornar mais salientes. Contudo, quando o cirurgião respeita as proporções da mama, o tipo de pele e o volume do implante, os riscos se tornam menores.

O QUE É BIODESIGN?

A Linha de implantes de mama BioDesign apresenta como novidade uma variedade de formatos de bases e de perfis, além de quatro diferentes projeções para cada modelo. Isso propicia uma maior possibilidade de acerto na escolha do implante para as pacientes e também ajuda o cirurgião a planejar e a obter um melhor resultado. Por apresentar implantes mamários de que se adéquam ao biótipo de cada paciente a Silimed denominou a linha de BioDesign.

Os implantes de silicone possuem ainda base plana e maleável para se adaptar melhor à parede torácica, e bordas finas e flexíveis, que são menos sensíveis ao toque e deixam os implantes menos marcados.

O QUE É MASTOPLASTIA DE AUMENTO?

A mastoplastia é o mesmo que a cirurgia de aumento de mama, que pode ser realizada com finalidade estética ou reparadora. Este procedimento é um dos mais utilizados na cirurgia plástica atualmente.

POSSO DECIDIR O TAMANHO DO IMPLANTE QUE DESEJO USAR?

Ao escolher um implante mamário, existem vários fatores a se considerar além do seu tamanho. Estes fatores incluem o contorno desejado, a largura pré-operatória da mama, o volume, a projeção, a largura do tórax e seu biotipo. O cirurgião, após uma avaliação criteriosa, poderá indicar o tipo de implante que irá proporcionar os melhores resultados.

QUAIS TIPOS DE INCISÃO SÃO USADOS PARA AUMENTO DE MAMA?

Além das incisões axilar (posicionada junto à axila), transareolar (posicionada no meio da aréola – bico do seio) e periareolar (posicionada na metade inferior da aréola), a incisão no sulco inframamário (abaixo das mamas) é a opção mais usada.

UM IMPLANTE DE MAMA PODE ALTERAR A MINHA APARÊNCIA?

Sim. O aumento da mama melhora a aparência de acordo com o biotipo de cada paciente. Os implantes mamários também podem proporcionar uma sensação e uma aparência bastante natural aos seios reconstruídos.